O Programa

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e objetiva potencializar a formação do futuro professor, atendendo estudantes dos cursos de licenciaturas que estejam na segunda metade do curso. Trata-se de um Programa que prima pela imersão dos licenciandos na Escola Básica para o desenvolvimento de atividades de planejamento, acompanhamento, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, sempre acompanhados pelo professor da escolas-parceiras onde as ações se desenvolvem e sempre orientados por um professor da Universidade Formadora.

Fomentado pelo Edital CAPES nº 06/2018, o PRP UNEB iniciou suas atividades em 14 de agosto de 2018 constituído por 6 subprojetos, sendo 4 de Biologia, 1 de Educação Física, 2 de Geografia, 4 de História, 5 de Português e 10 de Pedagogia, totalizando 26 núcleos que realizam atividades nas escolas conveniadas com os campi da UNEB. A composição dos núcleos envolve um professor da universidade, o chamado Docente Orientador (há núcleos que possuem também docente orientador voluntário), três professores da Educação Básica, os Preceptores, e 24 licenciandos, que são os Residentes, sendo que também participam de alguns núcleos até 6 Residentes Voluntários. Considerando apenas o número participantes bolsistas, temos 624 Residentes, 78 Preceptores e 26 Docentes Orientadores, o que configura o PRP UNEB, em termos quantitativos, o segundo maior do país.

Além de beneficiar os licenciandos e as escolas parceiras de Salvador, o Programa beneficia participantes de outros municípios baianos, visto que a UNEB é uma universidade multicampi, são eles: Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Caetité, Barreiras, Teixeira de Freitas, Guanambi, Conceição do Coité, Itaberaba, Irecê, Senhor do Bonfim e Juazeiro.