Dos objetivos do Projeto Institucional do PRP na UNEB

Em consonância com os objetivos do referido edital e, principalmente, com os princípios da Universidade do Estado da Bahia no que diz respeito à formação de professores, o PRP UNEB tem por objetivo:

Aprimorar a formação dos discentes dos Cursos de Licenciatura por meio da inserção desses estudantes em escolas-campo, de modo a permitir que esses licenciandos residentes experienciem amplamente o novo lugar que é o continuum universidade-escola, dando-lhes a possibilidade de vivenciar, na prática, ao lado dos professores preceptores, os desafios do universo escolar, em especial no que diz respeito à docência, amparados teoricamente pelo professor orientador, na busca por uma formação docente sólida, crítica e reflexiva, possibilitando ainda que os outros participantes do projeto reflitam e revejam seus papeis: a universidade, na figura do professor orientar, e a escola-campo, na pessoa do preceptor, para que juntos e de maneira articulada contribuam para a formação mais qualificada do futuro professor, contribuindo também para o aumento da qualidade das escolas de Educação Básica.

De modo mais específico, o Programa busca:

I – Favorecer o diálogo entre universidade e escola de modo que se evidencie entre docente orientador e preceptor o protagonismo de cada um na formação do licenciando residente;

II – Possibilitar ao residente a identificação e a reflexão da dimensão do alcance de sua formação teórico-metodológica na solução de problemas inerentes à prática educativa, de modo a estimular a formação continuada, a escuta sensível, a criatividade e a parceria entre todos sujeitos que compõem o universo escolar;

III – Colaborar com a adequação dos currículos e das propostas pedagógicas dos cursos de Licenciatura da UNEB, considerando as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC);

IV – Contribuir para o aprimoramento das reflexões acerca do estágio curricular nos Cursos de Licenciatura da UNEB a partir das ações realizadas e dos dados obtido pelos núcleos de residência pedagógica;

V – Estimular o fortalecimento da carreira docente, visto que os alunos de licenciatura, quando residentes, terão a possibilidade de vivenciar situações típicas do universo escolar contando com maior confluência entre teoria e prática, o que pode influenciar em maior identificação desse licenciando com a profissão, levando, assim, ao aumento da probabilidade de êxito em suas ações quando docente;

VI – Permitir que o licenciando exercite de forma ativa, nas diversas áreas de conhecimento, a relação teoria e prática por meio do reconhecimento, na experiência como residente, de um campo de pesquisa e reflexão em que poderá coletar dados sobre ensino e aprendizagem, tendo a possibilidade de buscar suporte teórico e metodológico a partir de demandas reais;

VII – Produzir um acervo de materiais adicionais de variadas tecnologias concernentes às práticas docentes das diversas áreas que compõem os núcleos de Residência Pedagógica da UNEB, de modo a incentivar a criatividade, a reflexão, a diversidade de ideias e a troca de experiências entre os participantes, potencializando ainda mais a formação do futuro professor.